Ocupação de terra e as lutas em Brasília

As últimas semanas foram importantes para a luta dos movimentos populares, em especial os sem terra e sem teto. No dia 16 de julho, sexta-feira, em Brasília-DF, o MTST ocupou uma área pública pertencente à Terracap, empresa do governo do distrito federal que administra as terras públicas.

A Terracap cumpre um papel nefasto no DF sendo muitas vezes braço burocrático da burguesia imobiliária e empreiteira (haja visto o episódio do Santuário Indígena, localizado a noroeste da cidade), deixando milhares de famílias em condições precárias de moradia por privilegiar os interesses do grande capital.

As famílias, cerca de 500, foram despejadas, de forma ilegal pois não havia qualquer ordem judicial, e também reprimidas num protesto em seguinda, tudo com a truculência habitual da PM do DF, conhecida internacionalmente. Houve também manifestação e ocupação do Ministério das Cidades, na Esplanada dos Ministérios, onde nossos companheiros só saíram de lá depois de negociar com o poder público.

Brasília tem uma situação singular no aspecto da especulação e do capital imobiliário. Em breve, mandaremos mais notícias sobre as lutas no DF. Por ora, está abaixo um texto dos companheiros de Brasília sobre a situação de luta e conjuntura no DF, e ficam os links para a matéria no portal do governo federal e do site dos lutadores do MTST.

http://www.mtst.info/

http://www.cidades.gov.br/noticias/ministro-marcio-fortes-e-secretarios-recebem-mtst

http://terralivre.org/
E você, o que faz perante toda essa situação?

Saudações socialistas,

TERRA LIVRE, Campo e Cidade – Regional SP

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: